quinta-feira, 30 de julho de 2009

Linguagem Cinematográfica

Aula: III
Data: 16/05/2009

Como o cinema “fala”


Quando as pessoas assistem filmes em casa, vão ao cinema ou, em qualquer lugar que tenha uma TV ligada percebem apenas o que lhes interessam: a história, os personagens, as intrigas, o enredo, não percebendo que no filme existe uma linguagem. E que o conjunto dela forma uma narrativa, que por sua vez, desenvolve a história do filme.

• Narrativa: maneira pela qual o realizador cinematográfico manipula os elementos da linguagem.

Elementos gerais básicos:
• Planificação
• Movimentos de Câmera
• Angulação
• Montagem

Entendendo como constrói uma imagem
Cena: é tudo aquilo que ocorre dentro de um mesmo ambiente.
Plano: é tudo aquilo que aparece na tela.
Take: são as tomadas filmadas – planos.



Planificação

Plano Geral: área de ação relativamente grande.
Plano Geralzão: área de ação maior que o PG.
Plano de Conjunto: área um pouco menos que o PG.
Plano Médio: mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima.
Plano Próximo: mostra uma pessoa do tórax para cima.
Primeiro Plano: mostra uma pessoa do tórax para cima, porém esta deve estar em frente aos demais elementos posicionados na cena.
Plano Detalhe: mostra apenas um detalhe.
Plano Americano: mostra uma pessoa do joelho para cima.
Plano Cenital: enquadramento com a câmera na vertical.
Plano Subjetivo: mostra a visão do personagem.

ATENÇÃO: Plano X Contra-plano.
Contra-plano é toda imagem oposta ao plano, numa mesma cena.


Movimentos de Câmera
Carrinho ou Travelling: divide-se em vertical e horizontal. Percebe-se quando a câmera caminha em alguma direção, geralmente seguindo atores.
Panorâmico (PAN): divide-se em vertical e horizontal. Quando a câmera gira em seu próprio eixo. Utilizada principalmente para mostrar o ambiente.
Grua ou Dolly: câmera suspensa por um braço mecânico.

ATENÇÃO: Planificação + Movimentos.
Em cinema nada é usado separadamente, cada movimento justifica um plano ou vice e versa. Podemos ter então os Planos Fixos e Móveis.
Os móveis estão aliados sempre aos movimentos.


Plano seqüência: é longo e complexo, exige diversos movimentos de câmera, cujos os planos são mostrados em uma tomada só, sem cortes.

Angulação
Ângulo alto: quando a câmera é posicionada em cima do que se quer mostrar no enquadramento.
Ângulo baixo: quando a câmera é posicionada em baixo do que se quer mostrar no enquadramento.
Ângulo plano ou reto: quando a câmera é posicionada num plano horizontal ao que se quer mostrar no enquadramento.
Montagem
A montagem é como as seqüências de imagens são organizadas no filme, distribuídas sobre os movimentos, planos e ângulos.
O montador, juntamente ao diretor, é quem vai concretizar a narrativa do filme.
Há outros elementos que compõem a Linguagem Cinematográfica, não determinantes, mas muito importantes, como o figurino, a foto, intérpretes, cenografia etc. que veremos no próximo módulo. Até lá!!!

Sugestão de filmes
Os Pássaros – Alfred Hitchcock
Durval Discos - Anna Muylaer
Filhos dos Homens – Alfonso Cuarón
O Poderoso Chefão 2 - Francis Ford Coppola
Dança com Lobos - Kevin Costner
Austrália - Baz Luhrmann
As Pontes de Medison - Clint Eastwood

Bibliografia
Setaro, André. Disponível em:
http//:www.coisadecinema.com.br/matArtigos.asp?mat=1436
Planos e Enquadramentos. Disponível em:
http://www.tvlata.org/node/29

Nenhum comentário:

Postar um comentário