quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ROTEIRO - Mendigo

ROTEIRO
(MENDIGO)

Por:

Cena 1: O dia a dia

O mendigo caminhando pela rua e um menino empurra-o, reclama com ele e o mendigo continua sem dar atenção.
Personagens:
Menino
Mendigo
Porteiro
Falas:
Menino: -Ô velho safado! Vai roubar outro lugar. Esse ponto aqui já é meu.
Porteiro: - Ô menino, deixe o homem em paz, vá se adiante, vá se adiante.
O menino sai correndo.
Obs.:
• Música Índios, de Legião Urbana tocando enquanto o mendigo caminha.
• Quando o menino se aproxima do mendigo a música para, quando o menino sair a música volta.

Cena 2: O poder

O político pede os contra cheques para a secretária e ela não encontra, o político sai.
Personagens:
Político
Secretária
Falas:
Político: - Suellen, pegue os meus contra cheques e traga urgente na minha sala.
Suellen: - Sim senhor.

Cena 3: sala

Suellen abre a porta da sala e entra falando.
Personagens:
Suellen
Político
Falas:
Suellen: - Dr. Danilo, eu não encontrei, não está onde eu coloquei e em lugar algum desta repartição.
Danilo: - Não me interessa! Eu quero esses contra cheques e ainda hoje.
Político sai.
Obs.:
• Quando o político sai do ILBJ a música começa a tocar e a câmera filma ele indo para a banca de revista.

Cena 4: O encontro

O mendigo está sentado em frente à banca de revista.Chega o político. Mendigo se levanta começa a ler o jornal.O mendigo chama a atenção do político.
O político olha pro mendigo pela sua franqueza, põe a mão no bolso e puxa uma nota de dez reais suja, amassada e dá pra ele.
Personagens:
Político
Mendigo
Jornaleira
Falas:
Mendigo: - Não acredito nem um pouco em políticos. Mas ta certo eles mentem para ganhar a vida, o resto é besteira.
O senhor não vê? Estou aqui pedindo esmola, poderia estar trabalhando, não tenho defeito físico nenhum e até que não posso me queixar da minha saúde.
Muito obrigado moço, mas não vá pensando que eu vou lhe tirar da minha teoria, vai me desculpar mas o senhor no fundo é igualzinho aos outros.
(político olha pra ele e sai).

Cena 5:

Sempre que saía do trabalho o político via o mendigo sentado no seu lugar de sempre.
Um dia o político estava triste e sem querer saber nada da vida.
O mendigo ouve o político falar, fica indignado.

Personagens:
Mendigo
Político
Falas:
- Que vida desgraçada! Não quero mais saber de mais nada! Por mim o mundo acabava agora! Todo dia preocupação, essa crise mundial, capitalismo...
Mendigo: - Você é rico, bem sucedido ta reclamando de barriga cheia. E eu que vivo aqui na rua sem teto, sem comida, sem nada, nem família. O senhor não tem família?
Político: - Tenho.
Mendigo: -Então ta se queixando de que? Eu tenho o ensino médio completo, não consegui entrar em faculdade e nem um emprego digno.
Político: - o Senhor é realista, tem atitude, é diferente dos outros moradores de rua. Não sei como uma pessoa como o senhor está nesta situação.
Mendigo: - Não tive outra escolha, a cachaça desgraçou minha vida, minha família, perdi tudo que eu tinha, e hoje estou aqui nessa vida
“de meu deu”.
Político: - O que o senhor acha de passar amanha na empresa? Poderíamos conversar sobre um emprego para o senhor.
Mendigo: - Tá certo, amanhã pela manhã estarei lá sem falta.
(O político estende a mão)
Político: - me desculpe, nem nos apresentamos, meu nome é Danilo Mecenas.
Mendigo: - Marcos Rodrigo.

Um comentário: